domingo, 13 de abril de 2008

CHALÁ


Não há Shabat que ela não esteja lá, acompanhando nossas orações e meditações. cai bem com agua, com suco...mas com o nosso vinho judaico (Kasher) é perfeito. Fazemos noites de luz, sentados ou deitados na sala, esparramados(as) degustando o vinho e absorvendo o pão trançado.

Trançado por que nos remete a unir e trançar, como numa dança ou num casamento, entrelaçar as colunas, entrelaçar os cerebros, os braços para sermos um só.

E este é o sinal do Shabat.


RECEITA DA CHALÁ


Ingredientes
1 xícara (chá) de água 15 g de fermento biológico 2 ½ colheres (sopa) de óleo 3 gemas de ovo 3 colheres (sopa) de açúcar ½ colher (chá) de sal 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo 1 gema de ovo, para pincelar ½ colher (sopa) de água para pincelar manteiga, o quanto baste para untar farinha de trigo.
Modo do Preparo
Espalhe manteiga numa assadeira, coloque um pouco de farinha e chacoalhe para cobrir todo o fundo. Ou seja, unte a assadeira; Ligue o forno em temperatura média-baixa (160 graus); Coloque a água numa tigela e misture o fermento biológico muito bem para dissolver; Numa outra tigela, junte a farinha, o sal e o açúcar; Acrescente o fermento dissolvido, o óleo e as gemas; Misture com as mãos até formar uma massa; Trabalhe (pressionando) a massa com as mãos contra uma superfície lisa; Se necessário, polvilhe farinha sobre a mesa para a massa não grudar; Faça uma bolota, embrulhe com filme plástico e deixe a massa descansar por 1 hora; Corte a massa em 5 porções iguais (de 90 g) e faça bolinhas; Abra cada bolinha com as mãos, fazendo uma cobrinha; Deixe a cobrinha mais fina nas pontas; Junte as pontas das cobrinhas e aperte bem para grudar; Faça uma trança, como se fosse de cabelo; Para terminar, aperte as 5 pontas finais e coloque o pão sobre a assadeira untada; Num recipiente coloque a gema, a água e misture; Pincele sobre o pão e deixe a massa descansar por mais 20 minutos; Leve ao forno pré-aquecido por 35 minutos.

Nenhum comentário: